Como fungos micorrízicos atuam em solos contaminados por metais

Nas últimas décadas, com o aumento da contaminação do #solo por metais pesados, muitas #tecnologias, que utilizam espécies de #plantas e microrganismos capazes de extrair ou metabolizar elementos nocivos ao meio, vêm sendo alvos de estudos para remediação de áreas impactadas.

Dentre esses microrganismos estão os fungos micorrízicos arbusculares (FMA), que contribuem para a tolerância a fatores de estresse, tais como a presença de #metais pesados no #solo, a exemplo do cádmio, segundo relatos de pesquisadores do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Encontrado naturalmente em diversos ambientes, o cádmio também é oriundo das #queimadas de #florestas, de poluentes industriais (presente em soldas, pilhas e baterias), queima de #combustíveis fósseis, entre outros.

Leia mais no estudo “Crescimento micelial de fungos micorrízicos arbusculares e formação de #micorriza em solo contaminado por cádmio”, pelo link http://ow.ly/KWoV30rmOvI.

No Brasil, o único #inoculante 100% composto por FMA, disponível para #agricultura, é o Rootella BR da NovaTero BioAg. Saiba mais em www.novatero.com.br!

#sustentabilidade #agronegócio #agribusiness #startups #agtech #agritech #startupbrasil

Postagens Recentes

  • Sem categoria

Produtores podem investir mais na safra de cevada

O início do inverno fez as temperaturas despencarem em todo o Brasil, sem sinais da…

  • Sem categoria

Inoculante rootella br faz parte da revolução da biotecnologia agrícola

Mesmo que seja um pouco mais antiga, graças à famosa descoberta do DNA recombinante por…