Estudo britânico atesta vantagens dos fungos micorrízicos em cultivos de cereais

Um estudo publicado em setembro de 2019, realizado por três pesquisadores britânicos da Universidade de Leeds (Reino Unido), tendo três cultivares de trigo como fontes da pesquisa em campo, reforça o que a NovaTero BioAg – responsável pela comercialização do inoculante micorrízico ROOTELLA BR no Brasil – já sabia: os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) têm, de fato, o potencial de contribuir para a assimilação de nutrientes dos cereais.

Conforme os cientistas, liderados pela professora Kate J. Field (doutora em Ciência das Plantas), esses fungos podem ter um papel importante na redução da aplicação de fertilizantes à base de nitrogênio (N) e fósforo (P), como parte de uma estratégia mais ampla para o manejo sustentável dos solos.

Na visão dos pesquisadores, além de levá-los mais a sério em experiências de melhoramento genético dos vegetais, “uma melhor compreensão dos mecanismos subjacentes às interações planta-microbiana continua importante na preparação para o futuro e na intensificação sustentável da agricultura”.

Acesse o estudo original – “O carbono para a troca de nutrientes entre os fungos micorrízicos arbusculares e o trigo varia de acordo com a cultivar e mudanças na concentração de dióxido de carbono atmosférico” – clicando em http://ow.ly/HBNa30rM5g4.

Para conhecer nossa micorriza, acesse www.novatero.com.br!

#trigo #pesquisa #ciência #cereais #plantas #vegetais #solos #pesquisacientífica #nutrientes #fungos #fungosmicorrízicos #micorriza #micorrizas #mycorrhiza #mychorrizalfungi #melhoramentogenético #genética #agricultura #sustentabilidade #sustentabilidadeambiental #agronegócio #agro #agribusiness #startups

Postagens Recentes

  • Sem categoria

Produtores podem investir mais na safra de cevada

O início do inverno fez as temperaturas despencarem em todo o Brasil, sem sinais da…

  • Sem categoria

Inoculante rootella br faz parte da revolução da biotecnologia agrícola

Mesmo que seja um pouco mais antiga, graças à famosa descoberta do DNA recombinante por…