Fertilizantes e compostagem afetam as micorrizas?

Altas doses de #fertilizantes, com destaque para os #fosfatados inorgânicos e solúveis, podem reduzir e até coibir a formação de micorrizas ou #fungosmicorrízicos arbusculares (FMA), por serem sensíveis ao excesso de #fósforo (P) na #terra.

#Solos com muito fósforo podem significar um atraso no desenvolvimento de #micorrizas ou indicar que estão desempenhando, apenas parcialmente, importantes funções como aumentar o consumo de #água e #nutrientes necessários para as #plantas.

Os níveis de fósforo, portanto, devem ser mantidos entre baixo e moderado, conforme o tipo de #solo, especialmente quando for realizar a #inoculação micorrízica ou #micorrização.

Nesse cenário, fertilizantes #orgânicos têm menos efeitos inibitórios ao desenvolvimento da #micorriza, em relação aos inorgânicos e solúveis.

Alguns tipos de #compostagem, por sua vez, são compatíveis com FMA – como os que compõem 100% o #inoculante biológico e natural ROOTELLA BR da NovaTero BioAg –, mas o produtor deve ter prudência e cuidado, porque matérias primas de certas compostagens têm alto teor salino ou de nutrientes inibidores desses #fungos.

Saiba mais visitando a seção PERGUNTAS E RESPOSTAS do site www.novatero.com.br!

#agricultura #agronegócio #agro #startups

Postagens Recentes

  • Sem categoria

Produtores podem investir mais na safra de cevada

O início do inverno fez as temperaturas despencarem em todo o Brasil, sem sinais da…

  • Sem categoria

Inoculante rootella br faz parte da revolução da biotecnologia agrícola

Mesmo que seja um pouco mais antiga, graças à famosa descoberta do DNA recombinante por…