Glomalina sequestra metais pesados e reduz toxicidade para plantas

Glicoproteína hidrofóbica, termoestável e recalcitrante, a glomalina – produzida por fungos micorrízicos arbusculares (FMA), como os que compõem o inoculante biológico Rootella BR da NovaTero BioAg – é capaz de reter grandes quantidades de carbono no solo, em forma de carboidratos e açúcares.

Segundo a publicação “Glomalina: características, produção, limitações e contribuição nos solos”, veiculada no site da Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia (BVS-Vet), acredita-se que as características do solo, condições climáticas, sistema de uso do solo, práticas de manejo agrícola, presença e tipo de vegetação, dentre outros fatores, influenciem na quantidade de glomalina produzida pelos FMA.

Sua propriedade de cola auxilia a fixação das partículas da terra, favorecendo a formação de agregados estáveis, e ainda sequestra metais pesados, reduzindo a disponibilidade e risco de toxicidade desses elementos para organismos e plantas crescidas em solos poluídos. Leia mais em http://ow.ly/9vgR30quwte.

#agrossistema #glomalina #proteína #plantas #micorrizas #fungosmicorrizicos #microbiologia #microbiologiaagricola #agricultura #agriculturasustentavel #sustentabilidade #inoculante #RootellaBR #NovaTeroBioAg

Postagens Recentes

  • Sem categoria

Produtores podem investir mais na safra de cevada

O início do inverno fez as temperaturas despencarem em todo o Brasil, sem sinais da…

  • Sem categoria

Inoculante rootella br faz parte da revolução da biotecnologia agrícola

Mesmo que seja um pouco mais antiga, graças à famosa descoberta do DNA recombinante por…