Porosidade do solo impacta no desenvolvimento de plantas

Fração correspondente ao volume da #rocha ou de qualquer substância sólida ocupada por #poros, e ligada à capacidade desse material em reunir fluidos, a #porosidade do #solo interfere na aeração, condução e retenção de #água, na resistência à penetração e à ramificação das #raízes no solo e, como consequência, no aproveitamento de #água e #nutrientes pelas #plantas.

Disponíveis naturalmente no #meioambiente, os fungos micorrízicos arbusculares – como os que compõem o #inoculante biológico Rootella BR da NovaTero BioAg – são especializados em colonizar as raízes e crescer a partir delas, inoculando-as e formando uma ponte biológica entre a terra e o sistema radicular dos #vegetais.

OS FMA – que transformam nutrientes indisponíveis no solo, dando maior acesso a esses compostos necessários para o crescimento das plantas – melhoram a estrutura da área plantada, aumentando sua porosidade.

Isso porque esses “fungos do bem” produzem a #glomalina, uma glicoproteína que promove o agregamento de particulados do solo e, consequentemente, aumenta a porosidade do terreno.

Conheça a #micorriza da NovaTero, acessando www.novatero.com.br!

#sustentabilidadambiental #agricultura #agriculturasustentável #agronegócio #agro #startups

Postagens Recentes

  • Sem categoria

Produtores podem investir mais na safra de cevada

O início do inverno fez as temperaturas despencarem em todo o Brasil, sem sinais da…

  • Sem categoria

Inoculante rootella br faz parte da revolução da biotecnologia agrícola

Mesmo que seja um pouco mais antiga, graças à famosa descoberta do DNA recombinante por…